Ficha Técnica:
*Título Original: X-men.
*Direção: Bryan Singer.
*Roteiro: Tom DeSanto (argumento), Bryan Singer (argumento) e David Hayter (versão final).
*Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Ian McKellen, Famke Janssen, James Marsden, Halle Berry, Anna Paquim, Rebbeca Romijn, Tyler Mane, Ray Park, Bruce Davison, Shawn Ashmore, Sumela Kay, Alexander Burton, Katrina Florense.
*Gênero: Ação, aventura, fantasia, ficção científica.
*Ano de Lançamento: 2000.
*Duração: 1h45min.
*Distribuição: 20th Century Fox.
Sinopse:
Mutantes dotados de poderes especiais vivem em meio à sociedade humana, mas sofrem preconceitos, pois os humanos não entendem seus dons e temem que eles dominem a sua raça. Entretanto, existe um grupo de mutantes, os X-Men, liderado pelo Professor Xavier (Patrick Stewart), que luta para vencer estes preconceitos através de modos pacíficos. Mas um outro grupo, conhecido como a Irmandade dos Mutantes, declara guerra ao seres humanos. Agora os X-men terão que ajudar os humanos a combater esses mutantes e ao mesmo tempo tentar quebrar o preconceito de que humanos e mutantes não podem viver pacificamente.
Análise:
As adaptações cinematográficas de HQ's (histórias em quadrinhos) sempre foram pouco valorizadas, sendo as mais famosas as dos grandes conhecidos do público como Superman e Batman, mas até mesmo estes tiveram seus "piores" filmes. Com o passar do tempo as adaptações de HQ's foram ficando cada vez mais inexistentes, até que com o lançamento do filme 'Blade: O Caçador de Vampiros', que obteve uma bilheteria satisfatória, indústrias cinematográficas como a Fox resolveram entrar neste ramo de filmes. Durante a crise financeira da Marvel nos anos 90, esta começou a leiloar os direitos cinematográficos de alguns de seus personagens para várias empresas. A Fox comprou os direitos dos X-men, Quarteto Fantástico, Demolidor e Elektra (Quarteto Fantástico ganhará um novo filme este ano. Os direitos de Demolidor e Elektra foram revertidos para a Marvel após 9 anos sem nenhuma produção para os personagens).
A produção do primeiro filme dos X-men, foi um tanto difícil, pois próximo ao início das filmagens, o ator Dougray Scott teve de ser substituído porque estava gravando a sequência de Missão Impossível, o ator que foi colocado no lugar dele foi Hugh Jackman. Além disso, a 20th Century Fox adiantou o lançamento em 6 meses, o que acarretou um aceleramento na produção do longa-metragem que só foi concluído algumas semanas antes do lançamento.
Saindo da parte de produção, o filme apresenta seus personagens de maneira a explorar a maioria deles da forma necessária. A história do filme gira em torno de Wolverine e Vampira nos trâmites dos planos de Magneto e sua entrada para os X-men. Estes, nutrem uma estranha relação, muito bem explorada, é divertida a indefinição da relação entre eles. O filme peca na subaproveitação de alguns personagens, como Mística e Groxo, que apesar de aparecerem bastante ao longo do longa-metragem, não deixam uma marca definitiva para os seus respectivos personagens. Outro ponto fraco é a luta final, que apesar de emblemática, não alimenta toda expectativa criada ao longo da projeção.Tirando toda a mitologia dos personagens e trazendo para a realidade, podemos perceber que os mutantes representam as minorias sociais da nossa sociedade, pois sofrem preconceito e continuam a procura pelo seu lugar no mundo.