terça-feira, 2 de junho de 2015

Analise da sociedade em que vivemos !

Para entendermos a sociedade em que vivemos temos que traçar um caminho correto para não cairmos em armadilhas. Primeiramente, temos que nos afastar do senso comum, não podemos balizar nossa análise a partir do que vemos, do que achamos, do que parece ser.

É preciso que nos lancemos à uma imersão nos conceitos fundamentais que organizam a sociedade e, partir da compreensão e desenvolvimento destes conceitos, ousemos fazer uma análise da conjuntura, ou seja, analisar o universo que estamos inseridos.

Como fazer uma análise de conjuntura? Fatores a serem analisados:

1) Fatores econômicos:

Sem entendermos como é organizada a economia no nosso país e no mundo (tendo em vista que nos dias de hoje elas estão diretamente relacionadas) não podemos compreender o mundo em que vivemos.

O primeiro passo é saber qual é o modo de produção que move nossa sociedade, para que então possamos entender a forma que isto se relaciona com a política, com nossa vida cotidiana e como perpassa todas as nossas relações sociais.

Vivemos no modo de produção capitalista, hoje reinando absoluto no mundo todo. Se dizem haver diferenças entre um e outro país é porque dentro do capitalismo existem papéis diferentes para países diferentes.

No capitalismo globalizado imperialista existe uma estrutura de poder estabelecida onde a potencia imperialista impõe sua política econômica (e com ela a política social, ambiental e etc) para todo o resto do mundo.

Para resumir: o capitalismo, modo de produção na qual uma pequena elite detém os meios de produção e uma grande massa vende sua força de trabalho para sobreviver. Sua base de funcionamento é a exploração, esta filosofia estende-se à relação entre pessoas, empresas, países, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário